domingo, 25 de agosto de 2013

Cardamomo



Ontem foi dia de feira orgânica, sempre gosto de ir e comprar todos os orgânicos para a semana. Aproveito e já compro flores para colorir e deixar a casa mais cheia de vida. Por mais que costume ir a feiras, sempre há alguma novidade.

Ontem foi o dia de conhecer a flor de cardamomo. Nunca tinha visto e me impressionou a sua beleza. Super feminina, ela, enche os olhos com seu desenho e colorido. Por isso em homenagem a ela, resolvi escrever sobre uma das especiarias mais aromáticas que existe.





Com o nome cientifíco de Elettaria cardamomum, a semente de cardamomo cresce em países de clima tropical. Originalmente da Índia, Sri Lanka, Malásia e Sumatra veio para o ocidente através das  embarcações europeias que faziam as primeiras rotas de comércio entre Ásia e Europa. Vem da família do gengibre e apresenta um aroma maravilhoso. Tem um sabor doce e intenso. É possível encontrar em lojas de especiarias e em alguns supermercados, na forma de pó ou semente.  O cardamomo verde é o mais fácil de encontrar, mas existem também outros dois tipos: preto (chamado de Amomum)  e o cardamomo de madagascar (chamado Aframomum).


Especiaria preferido dos indianos, é usada frequentemente em molhos e sobremesas, normalmente combinada com amêndoas e açafrão. Pode ser usado para dar aroma e sabor a chás. Pode também ser adicionado ao café, aquele que chamamos de café turco, o que no entendimento ayurvédico, serve como antídoto aos efeitos negativos do café.
No Ayurveda  estudamos sempre as propriedades e a natureza das especiarias e alimentos para identificar para qual dosha é recomendável e para quais situações pode ser indicado. O cardamomo é doce, refrescante, carminativo, digestivo, estimulante e tônico. Portanto ajuda nos problemas e agravamentos de origem Pitta (dosha composto dos elementos fogo e água), como queimação, problemas urinários e problemas de pele.  Por ser tônico e carminativo ajuda a combater os sintomas de agravamento de Vata (dosha composto de éter e ar)  como: indigestão, anorexia e gases. Mascar algumas sementinhas de cardamomo após as refeiçōes ajuda na digestão, combate o mau hálito e adoça a respiração. 
Adoro combinar cardamomo com frutas em batidas ou quando aquecidas. Hoje com esse frio chuvoso dos pampas a única forma para consumir frutas sem agravar meu vata é aquecendo então a alternativa foi: banana com gengibre e cardamomo. Super rápido e fácil de fazer.


Ingredientes:
2 bananas maduras
1 dedo de gengibre
5 vagens de cardamomo
ghee
mel

 Colocar o ghee na panela, aquecer. Adicionar o cardamomo, e logo depois o gengibre. Colocar as bananas, aquecer um pouquinho e está pronto. Adicionar mel ao final. Não esquecendo que mel e ghee devem estar em quantidade diferentes, pois em quantidade iguais geram AMA (toxinas).

4 comentários:

  1. Adoro!!!Ontem fiz creme de cenoura e usei algumas especiarias e cardamomo para dar um aroma especial, ficou uma delicia... :)
    bjs
    lu escobar

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Laura, agora que sei mais um pouco sobre os benefícios do cardamomo, com certeza irei adiciona-lo as minhas refeições, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Daqui da India, curtindo seus Posts, grata amiga!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei a idéia das bananas com cardamomo!! Adoro esta especiaria!!! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir