terça-feira, 20 de agosto de 2013

Almoço da lua cheia!


Lua Cheia é dia de descansar da prática e das aulas. Acabo tendo um tempo livre no meio da semana para criar e devanear sobre idéias culinárias.  Hoje saiu uma almoço bom, super saudável e nutritivo. Em um dia lindo de sol inspirador em Porto Alegre.

            Como está quente resolvi investir nos crus. No horário do almoço, período que o sol está com tudo os pittas (classificação ayurvédica que determina a característica mental e física do indivíduo) podem comer comidas cruas. Ontem enchi meu carrinho de orgânicos então tinha várias opções gostosas em casa. Optei em fazer um risoto de quinua de grão preto, para dar um colorido, já que combinei com batata yacon e um purê de caju.

            Como vegetariana tenho que cuidar sempre a minha ingesta de proteínas, ainda mais com essa prática intensa que é o ashtanga yoga.  Adoro a quinua, pois ela apresenta um teor proteico equivalente a proteína animal, é fonte de vitaminas, sais minerais, cálcio, ferro e ômega 3 e 6. Um presente da natureza boliviana! Os vegetarianos agradecem.



A batata yacon também é outra rainha dentro dos super alimentos. Ela deve ser consumida crua, tem bastante suco e é levemente adocicada. Depois de cortar em tiras ela fica preta muito rápido, então é bom consumir logo. Até porque ela é uma delícia. Ajuda na limpeza do cólon e auxilia na digestão. É ótima para os diabéticos pela presença de FOS (cadeia de polímeros composta principalmente de frutose).  Combate os radicais livres e ajuda a combater o colesterol.




Bom, então vamos para a receita:

Para o risoto (porção individual)

1 xícara de quinua (branco ou preta)
1 batata yacon
um dedo de alho poró
1 colher de chá de ghee
½ colher de chá de pimenta caienna
½ colher de açafrão da terra
5 sementes de coentro

Deixar a quinua de molho durante a noite, pois ajuda a amolecer e hidratar os grãos. Tirar a água e colocar a quinua por alguns minutos em agua aquecida até no máximo 40 graus. Passar a quinua para um outro recipiente sem a água, acrescentar alho poró e sal de rocha, ou flor de sal. Em uma panela pequena colocar o ghee (manteiga clarificada),  aquecer e adicionar as sementes de coentro, açafrão da terra e pimenta caienna. Desligue o fogo quando sair um cheirinho fantástico dos temperos. Colocar sobre a quinua. Tirar a casca da batata e ralar. Misturar tudo com brotos de trigo, girassol, rabanete...E agora é só preparar o purê de caju.





Para o purê de caju:

1 xícara de caju hidratado
4 limōes
2 colheres de chá de açafrão da terra
2 colheres de chá de cebola em pó
2 colheres de chá de alho em pó
1 pitada de sal de rocha ou flor de sal

            Deixar o caju de molho por 12 horas para hidratar e amolecer. Tirar da água e colocar na centrífuga, deixar bater por alguns minutos até triturar as sementes. Adicionar o suco de limão, bater mais um pouco e adicionar a cebola em pó, açafrão da terra, e o alho em pó. Bater mais um pouquinho e adicionar sal. O purê deve ficar numa consistência cremosa, podendo acrescentar um pouquinho de água ao final.

            Colocar sobre o risoto e se deliciar!!!

            O purê de caju pode ser usado também como manteiga para sanduíches. Ainda mais com o amarelo do açafrão, até engana.

            Bom apetite!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário