sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pratique yoga!


Muitas pessoas que nunca praticaram yoga me perguntam se podem fazer a minha aula. E sempre dizem, mas eu sou muito “dura” viu. Acho que meu corpo não foi feito para praticar yoga. E sempre digo: yoga é para todo mundo vem praticar. E as pessoas não aparecem, acreditando que elas não nasceram para praticar. Outras dizem que nāo gostam de coisas paradas e preferem movimento. Aí eu digo: perfeito! Então vem praticar ashtanga vinyasa yoga.  Por essa razão resolvi escrever e tentar “convencer” esses futuros yoguis em presentes yogues, e que presente....

A prática de ashtanga vinyasa yoga é ensinada tradicionalmente no estilo Mysore. Por que o nome? Mysore é a cidade onde esse sistema foi desenvolvido e onde viveu o nosso Guruji chamado Pattabhi Jois. Hoje quem administra e ensina a escola é Sharat Jois, seu neto,  meu professor e mestre que me guia nesse caminho do yoga.

A prática de ashtanga vinyasa yoga ao meu ver é extremamente inteligente, pois é ensinada passo a passo para cada praticante individualmente. Isso permite que vários alunos de diferentes níveis de prática possam estar juntos numa mesma sala, mergulhando sozinhos e com a orientação do professor no seu próprio mundo através das posturas (asanas). No primeiro dia o aluno iniciante aprende a respiração ujjayi e os suryas namaskar A e B (saudação ao sol A e B). Aprende a ouvir a sua respiração e tenta ritmar com o movimento do seu corpo. Digo tenta porque é realmente difícil perceber que a música que rege o corpo, e consequentemente a vida, é a respiração e não a tagarela da mente. É difícil para todos nós e nāo apenas aos iniciantes. Enquanto o aluno iniciante está aprendendo os primeiros passos o aluno ao lado está executando posturas mais difíceis, mas com a mesma complexidade e dificuldade daquele que está iniciando. O processo de descobrimento é mútuo independente do estágio. A sutiliza que muda, mas isso nāo torna o caminho mais fácil, talvez até mais difícil em alguns momentos.

Quando eles se convencem em então praticar, ligam e perguntam: que horas é a aula? Começa as 7, podendo chegar até as 8hrs. Mas como assim, são dois horários? Então aí vai a resposta.

Nessa prática como falei anteriormente tem alunos de vários níveis. Alguns tem uma prática de 30 minutos, outros de 45, outros de 1 hora, outras de 1 hora e meia e ainda alguns de 2 horas. Por isso o horário é aberto para que o alunos possam adaptar a prática de acordo com seu tempo e correria do dia-a-dia. Por isso essa aula é diferente de qualquer outro estilo de yoga que, certamente, você já fez ou já ouviu falar.  É um processo individual com o grupo. É isso! Super democrático.

Se um dia você pensou em praticar yoga pratique, vá a uma aula, sem julgar a si próprio, respeite o seu limite e não se compare com os outros. E principalmente não diga: eu não consigo. Assim você está perdendo a oportunidade de conhecer uma prática que com certeza vai mudar a sua vida e vai lhe dar o maior presente que você pode ser dar, que é o auto conhecimento. E para aqueles que querem emagrecer e ficar com um corpo bonito, tem mais uma razão para praticar, porque o corpo fica limpo, flexível e forte. Quer coisa melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário