domingo, 13 de outubro de 2013

Conferência - programa de domingo!

Aos domingos o Sharat faz uma conferência, onde todos se encontram com o professor para ouvir assuntos relacionados com a prática de ashtanga yoga. 

Hoje foi a primeira conferência desde que o shala abriu as portas. Sharat iniciou falando brevemente sobre a história do ashtanga yoga, dizendo que Patabhis Jois quando abriu a sua primeira escola chamou de ashtanga yoga research (pesquisa do ashtanga yoga). Deu esse nome porque a prática de yoga é realmente uma pesquisa, mas uma pesquisa que cada um faz de si, através da prática. Assim, na medida em que praticamos devemos pesquisar e se aprofundar em nós mesmos como objeto de pesquisa para nosso desenvolvimento na prática. É uma pesquisa interna e individual, que nos leva ao conhecimento cada vez mais profundo da prática e, consequentemente, de nós mesmos. Não podemos pesquisar o outro, podemos apenas ensinar asanas. A pesquisa e o desenvolvimento é de cada um. E o esforço individual é a chave para o aprofundamento. 

Essa pesquisa inicia com asanas, sendo o primeiro passo para chegar ao samadhi. Porque são os asanas que trazem estabilidade para o corpo e a mente. Depois dos asanas conseguimos aos poucos ir introduzindo os yamas e nyamas (as condutas éticas do yoga). Só assim, adquirimos uma prática espiritual sólida. Praticando os asanas purificamos o corpo e a mente e assim os outros elementos que compõe a prática podem ser alcançados. 

As quatro primeiras partes do yoga que sāo: yama (abstinência), niyama (observância), asana (postura), pranayama (controle da respiraçāo) são condutas externas que requerem esforço individual do praticante. Após estabilizar esses elementos externos é que as outras 4 partes do yoga podem ser alcançadas, que sāo: pratyahara (exclusāo dos sentidos), dharana (concentraçāo), dhyana (meditação) e samadhi (contemplação, absorçāo ou estado de superconsciência).  

Essa é a prática: simples e complexa ao mesmo tempo. Um grande presente para aqueles que se identificam com esse caminho e se desenvolvem através dele. Essa prática mostra a riqueza simples da vida.  

É uma bençāo termos esse métodos hoje espalhado pelo mundo e beneficiando tantas pessoas. 

Obrigada Guruji por ter nos deixado esse lindo tesouro.

Namastê _/\_


Um comentário: